Clube de Leiturinha com Giselda Pere e Oswaldo Faustino

Em parceria com SESCSP, a Feira Preta promove um momento dedicado às crianças com leitura de livros infantis e narração de história. Neste segunda leitura, Oswaldo Faustino conta a história do livro "Iori Descobre o Sol, o Sol Descobre Iori". Esta narrativa simples apresenta às crianças os sons da natura, que podem surpreender a quem está acostumado a dormir nas grandes cidades. Observação dos sons e brincadeiras com onomatopeias são as estratégias utilizadas nessa história que traz a pequena Iori sozinha em seu quarto sem conseguir dormir. Fica intrigada com os sons do campo, vindos do lado de fora da janela. cri, cri, cri,... que barulho é esse? tuc, tuc, tuc,... o que será esse som? Uouch... Piuuu... Envolvida pelos ruídos misteriosos da noite longe das cidades a menina passa o tempo acordada, até a chegada do Sol.
Já Giselda Pere traz a história do livro Tunde e as aves misteriosas. O livro conta uma história que envolve mistério, memórias ancestrais e o encanto que o olhar de uma criança pode levar para as diversas situações do dia a dia. Este livro infantojuvenil é a terceira obra que a escritora baiana Ana Fátima dedica a referenciar símbolos africanos com personagens negras, desta vez, tem como cenário o país Nigéria e a filosofia Ubuntu.
Com mais de 40 anos de carreira, Oswaldo Faustino é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ator, contador de histórias e ativista do movimento negro. Foi relator da Pré-Conferência “O papel dos Meios de Comunicação e de Entretenimento na luta contra o Racismo”, da Fundação Cultural Palmares (1999) para integrar o documento brasileiro, na III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, promovida pela ONU, em Durban, na África do Sul, em 2001. É autor de 12 livros infantis e juvenis pautados na história e na cultura afro-brasileiras. Além disso, é Conselheiro Administrativo do Museu Afro Brasil, membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA/SP), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, e da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, da OAB/SP, e Obá de Xangô. Pesquisa história da população afro-brasileira, especialmente na cidade de São Paulo.
Giselda Perê é mestra em arte/educação pelo Instituto de artes da Unesp, artista e educadora há quase 20 anos, dedica-se a criação artística que valorize as sabedorias, as estéticas e a oralidade presente em nossas ancestralidades africanas e afro-brasileiras. Na educação já atuou em sala de aula por mais de 10 anos,e há quase 10 anos dedica-se a formação de artistas e professores que busquem descolonizar o pensamento e investigar novas epistemologias fundadas nas culturas tradicionais pretas africanas e brasileiras.
O que? Clube de Leiturinha com Giselda Pere e Oswaldo Faustino
Quando? 10/12
ONDE ASSISTIR?
Canal da Feira Preta no YouTube
- Cronograma
- Convidados
- Comparecimento
- Previsão
- Comentários
Os dados meteorológicos não estão disponíveis para este local
Previsão do Tempo
Hoje stec_replace_today_date
stec_replace_current_summary_text
stec_replace_current_temp °stec_replace_current_temp_units
Vento stec_replace_current_wind stec_replace_current_wind_units stec_replace_current_wind_direction
Umidade stec_replace_current_humidity %
Sente-se como stec_replace_current_feels_like °stec_replace_current_temp_units
Previsão
Data
Clima
Temperatura
Next 24 Hours
Desenvolvido por openweathermap.org